sexta-feira, 15 de abril de 2016

O curta-metragem Doce Veneno (Sweet Venom) será lançado na VI Semana Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi (CE).


O curta-metragem Doce Veneno (Sweet Venom) será lançado na VI Semana Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi (CE). As exibições acontecem nos dias 18 e 20 de abril.


No dia 18, o o trailer do curta-metragem será exibido às 14h, na FAFIDAM/UECE de Limoeiro do Norte. No dia 20, o pré-lançamento do curta-metragem (corte do diretor) acontecerá às 19h, na Comunidade do Tomé.

TRAILER
Como vivem as pessoas que plantam o que você come? Muito mais que cor e sabor, o impacto do uso de pesticidas no Mundo traz uma dor invisível. Confira o trailer do documentário independente Sweet Venom (Doce Veneno), filme gravado no Brasil e nos Estados Unidos, uma co-produção de Waleska Santiago e Melquíades Júnior:https://www.facebook.com/sweetvenom/videos/vb.1676306292608081/1677321225839921/?type=2&theater

SEMANA ZÉ MARIA DO TOMÉ 

Em memória do assassinato do líder comunitário Zé Maria do Tomé, movimentos sociais e comunidades da Chapada do Apodi (CE) realizam a VI Semana Zé Maria do Tomé, de 18 a 22 de abril de 2016.

No dia 21 de abril de 2010, José Maria Filho foi brutalmente assassinado por denunciar as consequências da pulverização aérea de agrotóxicos na região e as irregularidades na concessão de terras dos perímetros irrigados do Baixo Jaguaribe. Ele denunciava a contaminação das águas que eram consumidas pelas comunidades da Chapada e o adoecimento de crianças, a expulsão de pequenos trabalhadores rurais e grilagem de terras.

Após sua morte, movimentos sociais, comunidades e universidades se uniram para fortalecer a luta contra o agronegócio e continuar denunciando as violações de direitos na Chapada do Apodi.

A programação da Semana Zé Maria do Tomé inclui debates e mesas redondas, apresentações culturais, exibições audivisuais, intercâmbio de agricultores e atos públicos. Uma das principais atividades, a Romaria do Mártires, marca o significado daquela luta: uma marcha em defesa da vida e da justiça pelo assassinato de Zé Maria do Tomé, e o enfrentamento ao agronegócio. A caminhada inicia no local onde o líder comunitário foi assassinado, na comunidade do Tomé, com mais de vinte tiros à queima roupa.


Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou dessa postagem ?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...