sábado, 4 de julho de 2015

Árvores da Caatinga - Carnaúba "a árvore da vida "



A Carnaúba ( Copernicia prunífera ), também chamada de carnaubeira ou carnaíba é uma árvore encontrada na região do semiárido da região Nordeste do brasil.Adaptada ao clima da região a carnaubeira exerce grande importância nas atividades econômicas, especialmente nos períodos de estiagem e a grande utilidade rendeu para a planta o apelido de 'árvore da vida".Os carnaubais formam florestas que tem predominância nos leitos dos principais rios do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia, ajudando a manter o equilíbrio ecológico da região.

                                Artesanato:Peças feitas com palha de carnaúba.

Conheça um pouco as utilidades de cada parte da planta:


Raiz: destaca-se sua qualidade medicinal como depurativo. Manuel Macedo menciona que os indígenas e caboclos a usavam freqüentemente para cura de feridas e nos casos sifilíticos (CARVALHO, 1982). Provém também dos indígenas o uso do sal de carnaúba, que era retirado das cinzas da raiz e utilizado para condimentar os alimentos (BRAGA, 1976).

Estipe
: o Estipe tem sido bastante utilizado desde o período colonial como madeira para a construção civil e marcenaria. As qualidades que a tornaram madeira procurada são o tronco reto e pouco exigente em trabalho, a resistência ao cupim e outros insetos e a sua durabilidade, quando mantida seca ou imersa em água salgada. O palmito das plantas novas de carnaúba foi bastante utilizado como alimento e ração animal nas épocas de seca. 

Fruto
: sua polpa quando madura tem sabor adocicado, muito apreciado pelas crianças, aves, morcegos, roedores e animais de criação. Quanto à utilidade do fruto, destacam-se a alimentação humana e a ração animal, principalmente de suínos. Braga (1976) cita que os frutos torrados e reduzidos a pó eram utilizados como bebida entre os sertanejos. Com relação ao óleo do fruto e da amêndoa, sua extração ainda requer estudos no sentido de determinar a possibilidade de utilização comercial.

Folhas:
 a Carnaúba tem belas folhas em forma de leque cobertas em ambas as superfícies por uma camada cerosa. As folhas são utilizadas para a cobertura de casas, confecção de diversos tipos de trabalhos artesanais, extração de fibra, adubação dos solos e extração da cera de carnaúba. Na produção artesanal são empregadas para confecção de chapéus, bolsas, esteiras, baús, urus e vassouras. O pecíolo da folha também é utilizado para a produção artesanal de utensílios domésticos e móveis. A extração do ticum, a fibra da palha, era atividade comum entre os sertanejos que a utilizavam para a fabricação de cordas. A bagana ou paú, palha triturada, é amplamente utilizada como cobertura morta e adubo pelos agricultores. Um uso ainda potencial é a produção de celulose e papel a partir das folhas de carnaúba, objeto de investigações desde o século XIX. Apesar de algumas iniciativas de aproveitamento da celulose da palha terem surgido no século XX, sua viabilidade comercial ainda não foi confirmada.

Fontes:
http://www.portaldacarnauba.org.br/


2 comentários:

  1. ...CULTURA RIDÍCULA:...TANTO DE UMA PLANTA...E NUNCA SE ENCONTRA O NOME DE SEU FRUTO...NAO FOI ELA BATIZADA?

    ResponderExcluir
  2. ...essa a nossa cultura nordestina, nem saber o nome, se quer, daquilo que é simbolo de nossa terra? quanta ignorância e descaso. Entao esses livros e esse doutores nao servem nem pra isso...

    ResponderExcluir

O que você achou dessa postagem ?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...