sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Organização faz balanço positivo da festa de Nossa Senhora Aparecida

A comunidade católica de Sitio Sucupira realizou entre os dias 08 e 12 de outubro a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida que reuniu dezenas  de  pessoas de toda a comunidade e circunvizinhanças engrandecendo esse  momento de reflexão e afirmação da fé em Jesus Cristo e na mãe intercessora Aparecida.
Capela Nossa Senhora Aparecida- Sitio Sucupira, Limoeiro do Norte- Ce
Ao todo foram cinco dias de muita oração e encontros entre os católicos da Chapada do Apodi.Um dos momentos marcantes da festa foi a chegada dos romeiros da já conhecida "Caminhada da Fé" que esse ano comemorou 15 anos de existência firmando-se como tradição na festa da padroeira da comunidade de Sucupira,  constatado no grande número de pessoas que vem durante esses quinze anos fortalecendo a sua fé e engrandecendo o movimento. Os romeiros percorreram 30 km da cidade de limoeiro do Norte até a comunidade de Sucupira.

Durante os dias que se seguiram  tivemos a presença de várias comunidades irmãs que ajudaram a engrandecer esse momento de fé e partilha. Fizeram parte da festa as comunidades de Cabeça Preta, Jenipapeiro, Km 60, Baixa Grande, São Gerardo, Santa Maria , além da grande contribuição de toda a comunidade anfitriã.

Para a organização da capela de Nossa Senhora Aparecida a festa de 2015 teve grandes êxitos com grande participação dos fiéis devotos da padroeira nas missas e celebrações como também na parte social( leilão, venda de comidas ,etc). Confirmando que a fé em Jesus, primeiramente, e em Nossa Senhora na Comunidade de  Sucupira se fortalece a cada ano que se passa.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Limoeirense Igor Cearense estreia como técnico no AM

Notícia do site g1

Como jogador, ele rodou praticamente o Brasil inteiro. Flamengo, Coritiba, Juventude, Figueirense, CRB e vários outros clubes. No Fortaleza, veio o apelido que carregaria como sobrenome para o restante da vida dentro do futebol. Este é Igor Cearense, que em 2010 chegou no Amazonas para jogar no Nacional-AM. E se o ditado que diz que "quem come o jaraqui não sai mais daqui" estiver certo, o nordestino Igor já é um especialista na iguaria amazônica.

Ele teve que trocar a água salgada do litoral cearense pela doce dos rios do Amazonas. E não se arrependeu. Já são cinco anos no estado. Em 2013, no Penarol-AM, decidiu pendurar as chuteiras, mas com um objetivo em mente: tornar-se treinador de futebol. O objetivo não era fácil. Estar entre os boleiros – como um deles – ajudou, claro, mas não tornou a missão menos complicada. Tanto que foram dois anos de estudo e preparo até o grande momento. 

Antes da preparação, quando atleta, Cearense teve aulas com grandes nomes do país. Abel Braga, Oswaldo de Oliveira, Muricy Ramalho, Silas e Jorginho são alguns dos professores que "lapidaram" o novo técnico.A estreia na nova função foi sem muito glamour, é verdade. Estreou no Manaus FC, clube recém-criado da capital amazonense e que disputa a primeira edição da Copa Amazonas – torneio estadual que vale uma vaga na Copa Verde de 2016. E até onde Igor Cearense quer chegar? 

– Eu me preparei. Espero dar sequência no trabalho. Se puder fazer como técnico metade do que fiz como jogador, ficaria muito feliz – resumiu o ex-meia, que jogou lado a lado de Edílson Capetinha, Júnior Baiano, Fábio Baiano, Zinho, Athirson, Aristizábal e outros. 
O primeiro adversário foi justamente o último treinador de quem Igor foi auxiliar. Marquinhos Piter, campeão amazonense com o Princesa do Solimões, em 2013. A estreia foi com vitória por 1 a 0, sem muito floreio e com um futebol ainda por evoluir, mas um começo cheio de ansiedade que ele garante não existir mais.

– Ficou no passado. Temos que trabalhar para apresentar um futebol melhor, apesar de eu preferir jogar feio e vencer do que dar espetáculo e não ganhar – disse.Igor acabou encontrando no Amazonas uma espécie de refúgio para o início de uma nova jornada. Uma oportunidade que não será esquecida por ele.

Fico muito feliz com a oportunidade que estou tendo no Manaus. O (Luís) Mitoso (dono do Manaus FC), me trouxe para o Amazonas quando ainda era presidente do Nacional-AM e me deu essa chance como treinador. Sinto-me bem, porque tenho a confiança de toda a diretoria. Espero poder dar sequência no trabalho – finalizou, sem falar sobre um possível retorno como treinador aos clubes onde fez história.

domingo, 11 de outubro de 2015

Chapada do Apodi: riqueza dividida entre Ceará e Rio Grande do Norte

Umas das regiões mais prósperas do Ceará é a Chapada do Apodi, região essa que vem ganhando destaque nacional devido aos seus projetos irrigados que abastecem boa parte do Nordeste com frutas e alimentação para os animais.Porém a Chapada do Apodi se destaca pelo uso abusivo de agrotóxico nas suas plantações e pela luta de classes cada vez mais acentuada entre latifundiários e população local.


Conheça um pouco mais sobre a região fonte Wikipédia

Chapada do Apodi é uma formação montanhosa brasileira localizada na divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.
plantação-de-bana-chapada-doapodi
Plantação de banana- Chapada do Apodi

No estado do Rio Grande do Norte está distribuída em quatro municípios: ApodiBaraúnaFelipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado. No estado do Ceará está distribuída por cinco municípios: Alto SantoJaguaruanaLimoeiro do NorteQuixeré e Tabuleiro do Norte. A chapada funciona como divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Apodi e Jaguaribe.

Relevo

A área apresenta grande uniformidade do ponto de vista topográfico. O relevo é plano com declividade dominante inferior a 2%, observando-se apenas pequenas áreas ligeiramente deprimidas como variação nas condições da morfologia geral.
As condições do relevo são, assim, amplamente favoráveis para a mecanização agrícola. Para irrigação por gravidade, as necessidades de movimentação de terras para sistematização são mínimas. A ocorrência de áreas com relevo sub-côncavo, características de terrenos desenvolvidos sobre materiais calcários, constitui condicionante em relação à drenagem, já que, na maioria dos casos, conformam depressões fechadas que acumulam água na estação chuvosa formando lagoas temporárias.
Solo
Na área da chapada são encontrados diversos tipos de solos, destacando-se os Latossolos, Argisso los, Cambissolos e os Neossolos Litólicos.

Clima

O clima da região é o tropical quente semi-árido. A temperatura média anual é de 28,5°C, com mínima de 22°C e máxima de 35°C. A precipitação média anual é 772 mm, registrando-se uma distribuição de chuvas muito irregular, espacial e temporariamente. A umidade relativa é de 62%, como média anual. Os ventos sopram a uma velocidade média de 7,5 m/s e a evapotranspiração atinge a média anual de 3.215 mm. A região tem uma insolação de 3.030 horas/ano.

Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi

O perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi localiza-se na parte cearense da Chapada do Apodi, mais precisamente no município de Limoeiro do Norte, entre as coordenadas 5° 20’ de latitude Sul e 38° 5’ de longitude Oeste. O acesso ao perímetro irrigado é feito pela BR-116, totalmente pavimentada, até a cidade de Limoeiro do Norte e pela CE-209 até o perímetro irrigado. Sua implementação iniciou-se em 1987, e os serviços de administração, operação e manutenção da infra-estrutura de uso comum tiveram seu início no ano de 1989.
O suprimento hídrico é assegurado pelo rio Jaguaribe, perenizado pelo açudes Orós, com capacidade de 2.100.000.000 m³, e Castanhão, com capacidade de 6.700.000.000 m³, com derivação através da barragem de Pedrinhas, localizada no braço do Jaguaribe, denominado Rio Quixeré.
A produção agrícola concentra-se nas culturas de banana, milho , melão, mamão, goiaba, ata (fruta-do-conde), melancia, pimentão, graviola, algodão herbáceo, feijão vigna, sorgo e capim de corte.

Sistema de Irrigação

Os sistemas de irrigação utilizados no são: 87,04 % da área por pivô central; 6,48 % da área por gotejamento e 6,48 % da área por micro-aspersão
Barragem de Derivação
A barragem de derivação, denominada Pedrinhas, tem 200 m de comprimento e a função de assegurar a descarga regularizada do rio Jaguaribe, além de manter a compensação diária entre as descargas fornecidas pelo rio Jaguaribe e as descargas de irrigação, permitindo, assim, o suprimento ao canal de aproximação e daí até a estação elevatória principal.
Canal de Adução
Com comprimento de 14.611 m, o canal principal possui capacidade de vazão de 6,97 m³/s nos primeiros 6,0 km e 3,73 m³/s no restante, correspondente ao domínio de 2.193 ha nos 8,6 km restantes. Revestido em concreto simples, com espessura variando de 6 a 7 cm, contém ao longo de sua extensão, 14 tomadas d’água, 8 extravasores, 8 estruturas de controle automático de nível à jusante, 8 travessias rodoviárias e 3 passarelas sobre o canal.
Adutora
Foi constituída de linha dupla em ferro dúctil (K7), diâmetro de 1.200 mm, com comprimento de 2.309 m. Após atingir a borda da Chapada do Apodi, a 110 m de desnível acima do canal de captação, esta tubulação conduz as águas bombeadas a uma galeria de adução, totalmente executada em concreto, em estrutura celular, com comprimento aproximado de 200 m, terminando no tanque de compensação.
Canais Secundários
Existem 5 canais secundários revestidos em concreto simples com extensão total de 3,2 km.
Estações de Bombeamento
Consta de uma estrutura em concreto, que abriga 07 (sete) conjuntos de eletrobombas submersas, de eixo vertical, com capacidade máxima de bombeamento de 6,97 m³ /s, altura manométrica máxima de 130,98 metros e 2.850 CV de potência nominal unitária. Cada conjunto moto-bomba dispõe de um poço de sucção individualizado e ligado ao barrilete de recalque, totalmente envolvido por bloco de gravidade em concreto armado.
Rede Viária
Existem três tipos de estradas no projeto:
  • estradas de serviço, com total de 32,5 km de extensão. Possuem, em média, 6,0 m de largura. Servem à movimentação no interior dos lotes;
  • estrada de acesso à estação elevatória, com 5,3 km de extensão e 6,40 m de largura;
  • estrada de acesso ao aeroporto de Limoeiro do Norte, com 4,0 km de extensão e 6,40 m de largura.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Festa de Nossa Senhora Aparecida.Confira a programação:

A comunidade de Fé "Sucupira" tem a honra de convidar V.Sa. e Ilma. família para participarem dos festejos alusivos a sua excelsa Madroeira Nossa Senhora Aparecida.Estes festejos compreenderão os dias 08 á 12 de outubro de 2015.E neste espaço-tempo, refletiremos o tema: "Com Maria, chagamos á glória.".Nestes dias de celebrações , reflexões e muita oração em comunidade, queremos a exemplo de Maria, que esteve sempre atenta as necessidades do povo, suplicar ao seu filho para que Ele derrame graças e bençãos sobre todos , para que caminhemos na esperança de saúde digna para todos.Por isso , temos a alegria de convidar você e sua família para participar desta Festa.Sua presença é indispensável para o brilhantismo desse momento de fé para todos nós.


Confira a Programação:

1º Dia 08/10 - Quinta-feira
Abertura
18hs Celebração Eucarística, Padre Ivanildo;
Liturgia:Coral são José ( Jenipapeiro);
Canto: Grupo ECC ( Limoeiro).

2º Dia 09/10- Sexta-feira
19hs Celebração da Palavra;
Liturgia:Coral Nossa Senhora de Fátima ( Santa  Maria);
Canto:Coral São Pedro.

3º Dia 10/10- Sábado
18hs Celebração da Palavra, Missionário Ari ( Lagoinha);
Liturgia:Coral N. Senhora da Saúde ( Macacos);
Canto:Coral Santa Luzia (São  Gerardo).

4º Dia 11/10- Domingo
17hs Celebração Eucarística, Padre André Luís;
Liturgia:Terço dos Homens (Limoeiro);
Canto:Coral São Francisco.

5º Dia 12/10 - Segunda-feira
Encerramento
17hs Celebração do Batismo;
18hs Celebração Eucarística , Padre Zionete;
Liturgia:Coral Sagrada Família(Baixa Grande);
Canto:Coral Nossa senhora Aparecida (Sucupira).

Parte Social e Cultural:

08/10- Após a Missa 
Show de música com Nilão.

09/10- 20:30 hs
Saída da Caminhada da Fé, Limoeiro do Norte.

10/10- 19hs
Leilão


Vanda de comidas típicas todas as noites com a presença das princesas do Partidos Azul e Vermelho.

Contatos: Fátima  (88) 9-98049199
                 Alzenir  (88) 9-96107624











segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Resultado da eleição para Conselheiro Tutelar de Limoeiro do Norte




A cidade de Limoeiro do Norte como também as demais cidades do Brasil conheceu nesse domingo os seus mais novos Conselheiros Tutelares.A votação para escolha dos conselheiros aconteceu das 8h00min ás 17h00min do domingo (4 de outubro).O pleito Foi realizado pelo Conselho da Criança e do Adolescente (CMDA) em parceria com o fórum eleitoral da cidade.Ao todo concorreram ás cincos vagas disponíveis 16 candidatos que percorreram a cidade em busca de votos a fim de se elegerem.

Confira o Resultado:

1º - Edmar - 1029 (Eleito)
2º - Gean Carlos - 957 (Eleito)
3º - Lauro Machado - 727 (Eleito)
4º - Nevildo Bessa - 623 (Eleito)
5º - Giliard Moura - 604 (Eleito)
6º - Jayme Conrado - 558 (Suplente)
7º - Ana Maria - 515 (Suplente)
8º - Washington - 497 (Suplente)
9º - Cleudo - 464 (Suplente)
10º - Pedro Nobre - 410 (Suplente)
11º - Nubya Martins - 381
12º - Tailde Leine - 377
13º - Bete - 348
14º - Nilton Seresteiro - 308
15º - Conceição Braga - 286
16º - Prof. Cleidivane - 202
Nulos - 113
Brancos - 24

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...